5 de dezembro de 2008

Meus livros, minha vida.



Por ser um pedido carinhoso de uma postagem antiga, vou citar aqui os livros que já li em toooooda a minha vida.
Sabe Deus como vou conseguir lembrar de todos, mas prometo fazer o possível.
Não vão estar na ordem de leitura.
Não adianta, já tentei pensar em mais livros e nada me vem a cabeça.
Devo ter lido mais livros nessa minha vida. Aqueles infantis, aqueles que somos obrigados na escola. Fora o saco de escrever os nomes dos autores (nem vou colocar em alguns), que sinceramente, me deixa com raiva.
Darei a nota ao lado e farei comentário de alguns.
Mãos à obra.


Meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos (Nota – 10) Me emociono só de lembrar do pobre Zezé e suas aventuras. Maravilhoso. Perfeeeeeito!

Almanaque da turma da Mônica (vocês acreditam que eu tive quase uns 10? Não vale como livro, mas ajudou muito na minha fome por leitura) (Nota - 9)

Lua nova sobre a terra – (7)

A cor púrpura - Alice Walker (8) – Meu primeiro livro adulto, o li com 12 anos e depois com 17. Mamãe nem sonha. Kkkkkkkkkkkkkkk...

A estrela sobe – Marques Rabelo (8)

Os Lusíadas – Luís Vaz de Camões (7)

Memória de um sargento de milícias – Manuel Antonio de Almeida (9,5) – se eu não tivesse sido obrigada a ler esse bichinho pra um trabalho da sétima série, quem sabe eu o tivesse amado antes. Odeio pressão pra ler algo, mas esse livro me rendeu gargalhadas maravilhosas.

Memórias Póstumas de Bras Cubas – Machado de Assis (8)

A coisa – (não lembro o autor) (9) Meu motivo de ter medo de palhaços. Nem gosto de lembrar. (CREDO!)

Cristiane F., drogada e prostituida - Kai Hermann & Horst Rieck (9)

Amor de perdição – Camilo Castelo Branco (8)

O curtiço – Aluisio Azevedo (10) ADORO esse livro.

O Xangô de Baker Street – Jô Soares (9)

Operação cavalo de tróia I - J.J.Benítez (10) é um dos poucos livros de ficção (viagem mesmo) que eu parei pra ler e devorei sem pensar. Fome de curiosidade. BOM, BOM, BOM.

Estação carandirú – Drauzio Varela (10) Ah, mas esse é um dos melhores. Meu maravilhoso livro para rir e para se apavorar.

O caso escola Base – Alex Ribeiro (9)

Os meninos da rua Paulo -Ferenc Molnár (10) Só lendo pra entender o amor que sinto por esse livro.

A chave de Sara – Tatiana de Rosnay (9)

O pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry (10) O MELHOR!

A menina que roubava livros - Markus Zusak (10) Para ler de coração apertado. Sabe aqueles livros que você se vê na historia? Poisé, não sei se eu queria ser a morte ou o pai da personagem. Chorei muuuuito.

Me leva Brasil – Maurício Kubrusly (9)

Alô chics! – Glória Kalil (8)

O diário de Anne Frank – (9)

As crônicas de Nárnia – (10) Eiiii, eu não esperava nada desse livro, mas me vi perdidamente envolvida com ele. Lembro que passei uma semana, quase, sem dormir lendo o bichinho. É aquele compacto com todas as crônicas. Vale a pena.

Marley e eu – (10) Chorei, chorei e chorei..

Depois daquela viagem – (8)

O evangelho segundo Jesus Cristo – (9)

O monge e o executivo – (8)

As 100 melhores crônicas brasileiras – (9,5)

As Valkirias – (9) Não o leia apaixonada.

Nas margens do rio Piedra sentei e chorei – (9)

Veronika decide morrer – (10) Olha que eu só lia Paulo Coelho porque a minha irmã trazia os livros pra casa, mas esse ai chamou muito a minha atenção. As vezes, eu queria ser a Veronika.

O demônio e Srta. Prym – (6) vixiii.. se pudesse, nem o teria lido.

Onze minutos – (9) Vale a pena. Lembro que suei frio quando o li. ai, ai.

O menino do pijama listrado – (8) – esperei mais desse livro.

Caiu na rede – (9) Muito legal, gente. Mostra alguns textos da internet que a gente pensa que é de um autor e, a maioria, não é. Legal, legal.

Historia para aquecer o coração – (8) lembro que gostei de 5 historias.

Violetas na janela – (6) BAH!

O mundo de Sofia – (9) Viagem PURA!

Vita Brevis – (9) Vale a pena ir à livraria para comprá-lo.

Amor é prosa, sexo é poesia – (8) Jabor, Jabor. A gente já conversou sobre você.

As mentiras que os homens contam – (9) Hilário!

Eu sei que vou te amar – (8) A estupidez do Jabor.

Contos de aprendiz – (9) ahhh, esse vale a pena ler. Principalmente o texto “Flor, telefone e moça”.

O código da vinci – (9) é bonzinho.

Anjos e demônios – (8) bonzinho parte II

O príncipe – (9,5) Precisa de um dicionário do lado, mas vale a pena se arriscar.

Homem cobra, mulher polvo – (9) Lembro que me roubaram esse livro – sei quem foi. E confesso que é MUITO LEGAL.

Dom Casmurro – (9)

Senhora – (9,5) O que seria de mim se não tivesse lido esse livro?

Iracema – (9)

A moreninha – (10) Eu suspiro só de lembrar como ele descreve o cabelo dela.

A hora da estrela – (9) É nesse livro que sempre lembro o quanto gosto de Lispector.

Poemas satíricos – (8) Adivinha de quem é? Adivinha? Meu querido desbravador de poemas barrocos, Gregório de Matos. Foi a única coisa útil que li de poesia no Ensino Médio.

Os cem melhores contos de humor da literatura universal – (9)

13 contos da literatura universal – (9) Vale a pena ler a historia de Psiquê.

Um lugar ao sol – (9)

Lucíola – (9)

Chutando estrelas – (9,5) Legaaaal.. #)

Escolha o seu sonho – crônicas (9)

A falta que ama – (9,5) Sem comentário. LEIA!

Operação cavalo de Tróia 2 – (9) Gostei mais do primeiro.

Pequeno tratado das grandes virtudes – (8)

Mulheres que correm com os lobos – (10) - Livro MARAVILHOSO! Mulheres, LEIAM!

Corpo presente – (8) Muuuito bom.


O caçador de Pipas - (9,5) "Por você, faria isso mil vezes..." A verdadeira história sobre Lealdade.

"Eu vivo em estado de celebração quando penso em você, e eu sempre estou sempre em você. E pensar em você não pode me fazer sentir mal. Eu nunca me senti sujo. Eu andei pelo subsolo dessa cidade com as figuras mais absurdas, entrei em ruelas, becos, desci escadas apertadas embaixo da terra, pisei descalço em poças imundas, mas eu nunca, nunca, me senti sujo, porque eu estava com você, de uma forma ou de outra. Como se você fosse algum tipo de entidade, logo eu que sempre nunca acreditei nessas merdas, Carmen."
João Paulo Cuenca, no livro Corpo presente, p. 107-108.


#)

Ta bom assim?

Nenhum comentário: